quinta-feira, 28 de março de 2013

Não deixa de ser uma história de amor.

Há 5 minutos atrás sabia exatamente o que aqui queria escrever. Já pensava no assunto há dois dias. Queria-vos falar de histórias de amor, daquelas que alimentam a imaginação, tranquilizam o espírito, acalentam o coração. Queria-vos falar do quão romântico é o Nicholas Sparks e tecer mil e um elogio a mais uma das suas obras. Não é que a vontade de o fazer tenha desaparecido mas fui tomada por um conjunto de fotos. Entorpeceram-me.

Não é a história da Jamie e do Landon, que viveram um amor para recordar, nem da Allie e do Noah, que têm um diário da sua paixão, muito menos a história da Savannah e do seu dear John. É a história da Jennifer e do Angelo, um casal com uma história (infelizmente) igual à de tantos outros: uma união recente, feliz, que se vê obrigada a travar uma luta contra o cancro (da mama). Batalhas repetidas, umas ganhas, outras perdidas, registadas por uma máquina fotográfica, a de Angelo. O marido de Jennifer captou, durante cinco anos, momentos de angústia, dor e tormenta. Dadas as circunstâncias, as duras circunstâncias, o resultado final é arrepiante. Porém, estranhamente, as imagens não despertam o sentimento de pena, e também não acredito que fosse este o sentimento que o marido quisesse acicatar. Estas fotografias só reforçam o que para muitos já é a maior de todas as certezas: na dor, o amor é o melhor de todos os bálsamos.










 



 
Andreia Moreira

sexta-feira, 8 de março de 2013

A vida de uma solteira no Facebook

 
A Maria Francisca está solteira já lá vão dois anos. Não fosse o seu gosto "requintado" e já a situação se havia resolvido. A jovem passa algumas horas do seu dia no Facebook e publica foto atrás de foto na esperança que o Manuel João, o rapazito que se parece com o Jude Law e que de feio só tem o nome, lá vá deixar o seu comentário. Era tão bom que fosse assim mas, na verdade, a cada foto que Maria publica, o que acontece é isto:

- 2 segundos depois da foto ser publicada aparece um primeiro stalker que deixa um gosto na imagem;
- imediatamente a seguir surge um segundo stalker e comenta a foto;
- o Manuel João acaba de iniciar a sua sessão e publica uma foto de gatos gordinhos embrulados num novelo de lã. Maria Francisca vê a imagem e pensa: "Oh, ele é tão maravilhoso! Gosta de gatos. Que querido.";
- o primeiro stalker tenta conversa pelo chat mas a Maria nem sequer abre a mensagem. Este stalker desiste e vai tentar a sua sorte com a Maria Inês.
- o segundo stalker, que nem sequer um "like" viu no seu comentário, acha que tem mais oportunidades de ter um orgasmo a ver pornografia;
- o Manuel João recebeu imensas mensagens depois de publicar a foto. Vai ter um bom fim de semana, de certeza.
- a Maria Francisca entra em depressão. Come dois chocolates e liga a TV para ver o Rodrigo Menezes enrolado com a Rita Pereira. 

Amanhã a Maria Francisca volta, desta vez para publicar uma foto antiga que tirou numa noite louca de convívio com as amigas. Certo é que, se a foto não tiver a data e as amigas forem cúmplices, ninguém irá saber que a jovem passou a noite mais só que uma viúva amarga.

                                                                                                                                        Andreia Moreira