quarta-feira, 15 de maio de 2013

Vêm aí os exames (modelo Kübler-Ross)

É impressionante como a vida de um estudante chega ao fim a cada 6 meses!

Isto assim em 5 fases:

1. Negação e Isolamento ( assim que sai o calendário dos exames) - " Não acredito, ainda ontem fiz os exames do semestre passado." " Isto não pode estar a acontecer outra vez."

2. Raiva ( poucos momentos depois de perceber que falta menos de um mês para o primeiro exame e o trabalho que há para fazer chega perfeitamente para um ano) - " Aqueles fulanos (professores) devem pensar que eu não tenho mais nada para fazer." "Eu tenho uma vida fora das paredes da faculdade."

3. Negociação e diálogo (quando o aluno se lembra que tem um professor porreiro) - " Não há a possibilidade de entregar o trabalho dois ou três dias depois do exame?"

4. Depressão ( quando o aluno percebe que o professor afinal não é assim tão porreiro) - " A minha vida vai acabar aqui."

5. Aceitação (minutos antes do primeiro exame) - "Vamos a isto e, se não correr bem, há sempre um exame de recurso."

Tenta sobreviver.

Andreia Moreira

quinta-feira, 9 de maio de 2013

A Sociologia e as suas profissionais

- As profissionais da Sociologia sabem muito bem que cada fenómeno tem o seu tempo e o seu lugar.
- Não dispensam as teorias mas reconhecem que é no terreno, com a aplicação de estratégias de investigação empírica, que os projectos são conduzidos a bom porto.
- Só cessam a sua acção assim que atingem a saturação do objecto. 
- As profissionais da Sociologia são a favor do incremento de capital social. Elas sabem que quanto mais amplas e abrangentes forem as redes de sociabilidade que integram, mais fácil será o seu acesso a recursos escassos.
- Após uma observação exploratória, as sociólogas são mestres a construir matrizes de leitura avaliativa do fenómeno. 
- Elas sabem distinguir sexo de género e são donas de uma imaginação sociológica de fazer inveja. 
- Têm os seus paradigmas. Vivem entre consensos e conflitos e têm um gosto particular pelo abalo de estruturas.
- Metodologicamente apologistas do paradigma quantitativo vêem numa boa amostra o caminho seguro para se fazer ciência.
- Tentar enganar uma socióloga é um esforço inútil. Elas vêem para além das fachadas.
- As profissionais da Sociologia fazem rupturas com facilidade.

"Somos a problemática de qualquer temática."


Andreia Moreira

segunda-feira, 6 de maio de 2013

A carta que o destino lhe escreveu

Fizeste o teu caminho, agora deixa que seja eu a conduzir-te. Quero-te levar para longe daqui, não porque este lugar não te mereça, mas porque tu mereces um lugar melhor.

Não fiques assim. Não te sintas mal por eles cá ficarem, vais reencontrá-los em poucos instantes. Talvez nem todos se apercebam mas tu vais estar no meio deles, como nunca estiveste, mas como eles sempre precisaram que estivesses. As lágrimas vão encher-lhes os olhos, molhar-lhes o rosto de onde o sorriso se apagou. O coração deles vai ficar apertado, vão sentir que existe qualquer coisa que não o quer deixar pulsar. Eles não vão saber como desatar o nó, não vão saber como fazer essa máquina voltar a trabalhar, tal como a tua trabalhou. E vão sentir falta do teu sorriso pela manhã, pela tarde e pela hora do jantar. Vão sentir a falta da forma como o brilho do sol iluminava o teu rosto. Vão querer receber de novo o calor do teu abraço, o teu toque na sua pele, vão querer lembrar o teu cheiro, a tua voz, tudo aquilo que tu sentes por cada um. Vão sentir falta de todas essas pequenas coisas, coisas que hoje, finalmente, tomam outra dimensão, a dimensão que realmente lhes pertence.
Não te abales. Prepara-te para os ensinar, não a viver sem ti, mas a viver sempre contigo. Fá-los perceber que tu serás o primeiro raio de luz que entra pela janela ao nascer do dia. Essa será a forma como tu vais passar a sorrir. O calor de cada abraço teu será o obrigado de cada um a quem estenderem a mão. O teu cheiro estará em cada flor, a tua voz em cada pássaro que canta alegre nas tardes de primavera. E sempre que quiserem rir contigo, pois eles que corram junto ao mar e que saibam entender que a forma como a areia e a água salgada se envolvem e molham os seus pés é igual ao jeito como o teu sorriso se transformava em gargalhada e se tornava na maior riqueza para os seus corações. Eles que te saibam sentir na brisa que corre pelos dias verão e que aprendam que a estrela que a partir de hoje embeleza mais o céu é eterno brilho do teu olhar a mostrar o quão especial cada um deles é para ti. O nó desaparecerá.
 Serás tudo. Estarás em todo o lugar. Eles só precisam saber que te podem sentir hoje e sempre, sempre da mesma forma. Com o coração.
Vamos.
 
Andreia Moreira
 

sábado, 4 de maio de 2013

R.I.P.

Faltam as palavras, mas não podemos desistir de as procurar, até porque não falta o que o dizer e sobra tanto daquilo que deve ser dito. E feito. O desprezível acontecimento desta madrugada mostra o quão grande é a crise de valores que estamos a atravessar. Esta sim é a mãe de todas as crises, a crise para a qual contribuímos vezes de mais sem nos apercebermos, a crise que hoje nos aperta o coração, nos seca a garganta e nos molha o rosto com lágrimas de pesar.

Um assalto. Um jovem morre. Uma família sofre. Uma comunidade faz o seu luto. Esta notícia já se repetiu vezes demais!
A comunidade académica chora uma perda tão inesperada quanto lamentável. Miseráveis aqueles que a fizeram acontecer.

Porque a nossa condição é tal semelhante á dele, cada um sente que podia estar no seu lugar. Porque a nossa condição é tão semelhante á dele, prestemos homenagem e peçamos justiça.
Ele vai lá estar. Que seja sentido.
 
"Mais uma vida jogada fora
Um coração que já não bate mais, descanse em paz." (Gabriel o Pensador)
 
Andreia Moreira


sexta-feira, 3 de maio de 2013

Eles são TOP!

Permitam-me alguma taradice. Os critérios não são os mesmos da FHM (são, modestamente, muito melhores) mas também servem para eleger os mais sexys do mundo, desta vez no masculino.

TOP 10

10º - Gerard Piqué



- Cauã Reymond




8º - Ben Affleck


- Brad Pitt

 
 
- Ashton Kutcher



- Sean Faris



- Chris Evans


3º - Channing Tatum

- Johnny Depp


- Ryan Gosling




 Tenho feito.
 
Andreia Moreira



quarta-feira, 1 de maio de 2013

Hello, May!

 
Não o acho melhor nem pior, mas gosto particularmente dele.
 
Maio trará novidades. 

 
Andreia Moreira